Além dos folhados maravilha de espinafres com queijo, tinha de lado há algum tempo uma outra receita que foi a A. que me indicou, vinda do blog Elvira's Bistrot, que costuma ter coisas de aspecto bem saboroso.
Comprei finalmente a famosa massa folhado do Lidl para experimentar e ontem deitei mãos à obra.
A receita, original e com as minhas alterações, é esta:
Folhados de milho, alho francês e queijo
Ingredientes para 10-12 unidades - 1 rolo de massa folhada congelada (eu usei da fresca, como uso sempre)
- 2 alhos franceses (parte branca unicamente)
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 lata pequena de milho
- 150 g de queijo amanteigado (eu usei queijo ralado)
- 3 tomates secos pequenos (aproveitei que tinha lá ainda dos que me deram e pus uns bocadinhos)
- 3 colheres (sopa) de natas
- 2 gemas
- 1 colher (sopa) de salsa picada (não usei porque não gosto)
- sal & pimenta
- 1 ovo batido
- óleo, farinha
Preparação
Se usarem massa congelada, deixá-la descongelar fora do frigorífico. Retirar o tabuleiro do forno e forrá-lo com papel vegetal untado com um pouquinho de óleo. Reservar.
Pré aquecer o forno a 240ºC.
Lavar e escorrer os alhos franceses. Cortar em rodelas finas e levar a refogar na manteiga misturada com o azeite até ficarem quase transparentes.
Lavar e escorrer o milho. Juntar ao preparado de alho francês, assim como o queijo cortado em pedaços, os tomates secos previamente laminados e as natas. Mexer até o queijo derreter por completo, em lume brando. Temperar com sal, pimenta e a salsa picada. Eu temperei com sal, alho em pó e orégãos. Incorporar as gemas fora do lume, envolver e deixar amornar.
Estender a massa folhada na bancada ligeiramente polvilhada com farinha, com o auxílio de um rolo. Recortar quadrados de massa de 10 cm. (ora eu tenho cá uma pachorra para andar a cortar bocados de massa…)
Distribuir o preparado anterior pelos quadrados e fechar em forma de triângulos, apertando bem as bordas com a ponta dos dedos para soldar. Picar os triângulos com um garfo e decorar à gosto. Pincelar com ovo batido.
Colocar os folhados sobre o tabuleiro reservado. Levar a cozer no meio do forno, a 240ºC, por 5 minutos. Baixar a temperatura do forno a 200ºC e deixar cozer até a massa se apresentar estaladiça, fofa e dourada.
Dado que a minha massa deu cerca de 11 quadrados, o recheio devia dar sem faltas nem sobras, né? Mas não, sobrou imenso, e não entendo porquê. Já assim vi-me aflita para fechar os triângulos, acho que é bastante mais prático fazer com folhados maiores.
A massa do Lidl é realmente muito boa, fica muito folhadinha, mas a que costumo usar da Bimbo tem a grande vantagem de já vir cortada e sabermos a quantidade exacta, e preguiçosa é o meu nome do meio ;) Além de que também gosto bastante do sabor. Tenho lá outra inteira para fazer rapidamente, ainda não sei se vão sair uns de espinafres ou uns de salsicha e queijo. Tenho ainda outra receita de bacon e queijo de cabra mas para já acho que prefiro jogar pelo seguro ;) Já estou é a ficar com fome ;oP
Relativamente a estes, eu não gostei muito. Ao princípio pareciam agradáveis mas ao segundo já os achava enjoativos, e a verdade é que fiquei a noite inteira sem fazer a digestão completa, sempre a vir-me o sabor à boca. O P gostou, por isso posso dizer que o “defeito” é meu, mas certamente não os voltarei a fazer. ...