terça-feira, julho 15, 2008

folhados de milho, alho francês e queijo

Além dos folhados maravilha de espinafres com queijo, tinha de lado há algum tempo uma outra receita que foi a A. que me indicou, vinda do blog Elvira's Bistrot, que costuma ter coisas de aspecto bem saboroso.
Comprei finalmente a famosa massa folhado do Lidl para experimentar e ontem deitei mãos à obra.
A receita, original e com as minhas alterações, é esta:

Folhados de milho, alho francês e queijo
Ingredientes para 10-12 unidades


- 1 rolo de massa folhada congelada (eu usei da fresca, como uso sempre)
- 2 alhos franceses (parte branca unicamente)
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 lata pequena de milho
- 150 g de queijo amanteigado (eu usei queijo ralado)
- 3 tomates secos pequenos (aproveitei que tinha lá ainda dos que me deram e pus uns bocadinhos)
- 3 colheres (sopa) de natas
- 2 gemas
- 1 colher (sopa) de salsa picada (não usei porque não gosto)
- sal & pimenta
- 1 ovo batido
- óleo, farinha

Preparação
Se usarem massa congelada, deixá-la descongelar fora do frigorífico. Retirar o tabuleiro do forno e forrá-lo com papel vegetal untado com um pouquinho de óleo. Reservar.
Pré aquecer o forno a 240ºC.
Lavar e escorrer os alhos franceses. Cortar em rodelas finas e levar a refogar na manteiga misturada com o azeite até ficarem quase transparentes.
Lavar e escorrer o milho. Juntar ao preparado de alho francês, assim como o queijo cortado em pedaços, os tomates secos previamente laminados e as natas. Mexer até o queijo derreter por completo, em lume brando. Temperar com sal, pimenta e a salsa picada. Eu temperei com sal, alho em pó e orégãos. Incorporar as gemas fora do lume, envolver e deixar amornar.
Estender a massa folhada na bancada ligeiramente polvilhada com farinha, com o auxílio de um rolo. Recortar quadrados de massa de 10 cm. (ora eu tenho cá uma pachorra para andar a cortar bocados de massa…)
Distribuir o preparado anterior pelos quadrados e fechar em forma de triângulos, apertando bem as bordas com a ponta dos dedos para soldar. Picar os triângulos com um garfo e decorar à gosto. Pincelar com ovo batido.
Colocar os folhados sobre o tabuleiro reservado. Levar a cozer no meio do forno, a 240ºC, por 5 minutos. Baixar a temperatura do forno a 200ºC e deixar cozer até a massa se apresentar estaladiça, fofa e dourada.

Dado que a minha massa deu cerca de 11 quadrados, o recheio devia dar sem faltas nem sobras, né? Mas não, sobrou imenso, e não entendo porquê. Já assim vi-me aflita para fechar os triângulos, acho que é bastante mais prático fazer com folhados maiores.
A massa do Lidl é realmente muito boa, fica muito folhadinha, mas a que costumo usar da Bimbo tem a grande vantagem de já vir cortada e sabermos a quantidade exacta, e preguiçosa é o meu nome do meio ;) Além de que também gosto bastante do sabor. Tenho lá outra inteira para fazer rapidamente, ainda não sei se vão sair uns de espinafres ou uns de salsicha e queijo. Tenho ainda outra receita de bacon e queijo de cabra mas para já acho que prefiro jogar pelo seguro ;) Já estou é a ficar com fome ;oP

Relativamente a estes, eu não gostei muito. Ao princípio pareciam agradáveis mas ao segundo já os achava enjoativos, e a verdade é que fiquei a noite inteira sem fazer a digestão completa, sempre a vir-me o sabor à boca. O P gostou, por isso posso dizer que o “defeito” é meu, mas certamente não os voltarei a fazer. ...

8 comments:

Alex 15/7/08 15:53  

Bem , pelo menos de aspecto estão deliciosos ! :)

fantasma 15/7/08 15:56  

Mas fiquei enjoada que nem uma pescada!

Mariana 15/7/08 16:10  

Eu ia perguntar se isso não era "legume" a mais para ti... ;) Ainda não provei, mas parecem coisa de que eu ia gostar! Mas sem o queijo. Ficam menos enjoativos, também!

fantasma 15/7/08 16:15  

Não tem nada a ver com legumes. Para mim milho não é legume. E alho francês gosto, inclusivé já fiz à Braz e gostei. Quanto ao queijo, são gostos, mas é o que desenjoa no meio daquilo tudo, queijo é essencial em quase tudo! :)
Portantosssss...

Anónimo 15/7/08 17:02  

Eu adoro estes folhados e faço-os de vez em quando, mas fiz umas alterações à receita original, visto que também a achei um nadinha enjoativa. Não costumo pôr natas, tomate ou ovos, acho que estes últimos tornam os folhados muito pesados, além de que uso também queijo emmental ralado porque me parece que o amanteigado iria de novo tornar a receita pesadona. Se calhar podes experimentar assim e ver se gostas mais C., e talvez adicionar uns bocaditos de azeitonas para desenjoar! ;-)

fantasma 15/7/08 17:08  

O tomate como já comentei contigo não se notava, e as natas tb são poucas. Os ovos, talvez...
Tb não usei queijo amanteigado, foi mozzarella.
Mas acho que mesmo assim não volto a experimentar... Tenho outra que quero tentar e adoro a de espinafres :)

Anónimo 15/7/08 17:15  

A massa folhada é extremamente fácil de usar, eu costumo inventar recheios, já fiz um de frango, cogumelos e molho béchamel que ficou óptimo. Quando experimentares essa outra receita, avisa!

E não percebo a mania de nos chamarem esquisitas, eu costumo dizer que se fosse para ser vegetariana tinha nascido coelho! :-P

fantasma 15/7/08 17:18  

Eu por mim comia folhados todos os dias! Não convém ;) Tb tenho essa ideia, já tinhas comentado comigo. O outro que tenho na lista é un de bacon e queijo de cabra. Como ainda lá tenho um rolo de massa fresca proximamente terei de inventar algo...
:oP

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP