E pronto, ontem ao final da tarde lá fui buscar a dona Matilde a casa da "mãe", para vir passar umas férias a casa da "mana" :)
Claro que nem da viagem ela gostou... lá ia dentro da caixa, com os olhos muito abertos, ar muito "assarapantado", a soltar um miadozito de interrogação de vez em quando. Ao chegar a casa, pensei que a primeira coisa que faria fosse ir à procura de um lugar para se esconder, mas não, foi visitar todas as divisões, cheirar tudo, pata ante pata, devagarinho, com ar de medo. Miava, meio assustada, olhava para mim como que a dizer 'mas onde é que eu estou? para onde me trouxeste?'. De vez em quando, deitava-se no chão. Mas não conseguia ficar quieta muito tempo, levantava-se pouco depois para continuar as investigações.
Não foi um serão muito sossegado, com ela sempre a cirandar, a passar por cima de mim, a miar. Tinha mais receio da noite, mas foi bastante melhor do que esperava. Claro que não saiu do nosso quarto nem não foi para a cama dela. Tenho ideia que ficou quase sempre em cima da nossa cama, por volta das 4 da manhã fez um barulho qualquer que me acordou, durante um bocado só ouvia as patitas dela a andar dum lado para o outro no quarto.
Já de manhã, lá andou atrás de mim, consegui que ela fosse comer (dado que parece ter mais medo de entrar na cozinha que nas outras divisões), esteve à janela, mas sempre com um ar espantado e amedrontado...
Fico mais descansada porque neste primeiro dia dela não está sozinha. Hoje é dia de limpezas e a minha empregada (detesto chamar-lhe isto, mas enfim!) é a mesma da minha mãe, há mais de 15 anos, nossa (da minha mãe!) vizinha, e a Matilde conhece-a, pelo menos, e sempre tem companhia para estranhar menos. Com o fim de semana espero que se habitue.
Eu, estou de coração nas mãos sem saber se esta foi realmente a melhor decisão... A outra hipótese era deixá-la em casa da minha mãe, a casa dela, onde teria sempre quem lhe fosse dar comida todos os dias, mas ficaria sozinha, e sei que também lhe iria custar. Acham que fiz bem? Preocupa-me que a bichana sofra.... E eu sem saber que mais fazer... :(