sexta-feira, agosto 25, 2006

ser ou não ser... planeta



Ora pois. Ficámos ontem a saber que afinal Plutão não é um planeta. Parece que é um planeta-anão. Ou não? Afinal, o que é um planeta? Os cientistas não conseguem chegar a uma conclusão...
Plutão foi descoberto em 1930, possui 3 luas (ou satélites) que só foram descobertas em 2005 e até agora era considerado um planeta principal. Com a descoberta de vários corpos celestes de tamanho comparável e até mesmo um maior que Plutão, a União Astronómica Internacional decidiu repensar as suas definições e chamá-lo de planeta-anão. Mas, ao mesmo tempo, decidiram também que o nosso amigo redondo mais longínquo é então o primeiro de uma categoria de objectos "trans-neptunianos" (para lá de Neptuno) cuja denominação ainda não foi decidida pela UAI! Ainda lhe podem chamar pedaço-de-qualquer-coisa-que-está-lá-longe-comó-caneco-e-nunca-saberemos-o-que-é... ;op E são eles cientistas...

E porquê este meu súbito interesse planetário? Para além de ser realmente uma temática interessante, a minha preocupação é outra. Uma grande preocupação! Toda a gente sabe (não me digam que não?!) que os Escorpiões têm como planeta regente Plutão. Ora eu sou Escorpião. E agora, que me rege?? Um anão!? E saberá reger-me em condições? A minha vida é decidida por um objecto "trans-neptuniano"?! Não sei se consigo viver assim!!!!! Arghhhhhhh!!!



Sexta feira!!! =(^_^)=

6 comments:

Anónimo 25/8/06 11:40  

Eu também acho muito mal! Ora pois, então o nosso planetazinho! Como é? Vamos fazer uma manifestação, queremos o nosso planeta de volta! :op

Sofia 25/8/06 11:56  

ai q andarem assim a tirar os planetas das pessoas não é "fixe"! :P
claro q o meu ta la bem segurinho.... mas eu junto-m à manifestaçao! afinal a minha irma tb é escorpiao e eu ate sou solidária com ela! :D

Convenção Bookcrossing 25/8/06 19:40  

Ora bem: mercúrio, vénus, terra, marte, júpiter, saturno, urano, neptuno... anão?
Podiam ao menos ter tirado o Urano, que tem um nome assim um bocadito mais... mais... prontos!
E o Pluto? Que faz agora? Será que o Mickey fica sem cão. Tá mal!!

Convenção Bookcrossing 25/8/06 19:41  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Tânia 28/8/06 10:16  

Também questionei o mesmo. E agora como é que o professor Karamba vai fazer?
Não vai ser fácil realinhar tudo! ehehehe

Cenoura 29/8/06 13:43  

Ah e tal, então e aquela conversa de que o tamanho não era importante?!
:P

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP