segunda-feira, junho 29, 2009

pão de banana e chocolate

Há muito tempo que queria experimentar fazer uma receita de bolo de banana, ainda não tinha surgido a oportunidade, ao mesmo tempo que tinha um certo receio visto que eu adoro bananas mas, não sei porquê, coisas a saber a banana geralmente não me atraem (tirando a Gorila de banana ;oP). Mas aqui há uns tempos a A. "postou" uma receita com muito bom ar que eu guardei logo para fazer, podem ver o original no site da Nigella Lawson ou muito bem traduzido pela Patricia :)


Pão de banana e chocolate
* 250g farinha trigo
* 2 colheres de chá de fermento
* 125g de manteiga sem sal (usei margarina)
* 250g de açúcar
* 4 bananas maduras, amassadas
* 2 ovos, ligeiramente batidos
* 1 colher de chá de extracto de baunilha
* 175g de gotas de chocolate preto ou de leite (como não encontrei as pepitas, parti em bocadinhos pequenos uma tablete de chocolate de culinária)


Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Peneirar a farinha e o fermento para uma tigela grande. Misturar a manteiga, o açúcar, as bananas, os ovos, a baunilha e o chocolate noutra tigela. Adicionar aos ingredientes secos e mexer levemente, tomando cuidado para não misturar demais. Untar e enfarinhar uma forma de bolo inglês - embora a receita mencione uma forma de 19x11 cm, eu não tinha uma desse tamanho e a massa parecia-me tanta que não arrisquei a forma mais pequena e ainda bem, usei uma de cerca de 29x11 cm e foi completamente à conta. Despejar a massa na forma preparada e levar ao forno por 1 hora e meia – depende do forno, façam o teste do palito.

Deixar na forma até arrefecer um bocado e só depois retirar. Não façam como eu que com as pressas consegui que o bolo se abrisse ao meio, pelo que não há fotos bonitas das fatias ;)

O bolo ficou bom, mas a minha opinião mantêm-se, é estranho o sabor a banana sem ser nas ditas... mas fica bastante suave e os bocadinhos com chocolate são os melhores ;o)


sexta-feira, junho 26, 2009

michael jackson 1958-2009

Goste-se ou não, não se esquecerá a figura, a música, as polémicas.
Do disco mais vendido de sempre, em memória.

alguém que lá vá dizer isto às minhas?!

terça-feira, junho 23, 2009

celebrações

No sábado foi o casamento do N. e da S. Não muda muito para eles, que já vivem juntos há muitos anos, mas fizeram a festa para os amigos e família. O N. era meu colega na empresa onde eu estava, e não foi difícil ele "entranhar-se" no grupo de amigos que já existia, eu, o P., a P. e o A., foi algo natural, e desde essa altura já muito se passou e até já nos atirámos todos dum avião ;) Espero que ainda muitas aventuras nos esperem ao longo da vida, eu pelo menos quero manter estas amizades até ao fim dos dias :)
Apanhou-nos de surpresa a decisão do casamento mas desde que soubemos que esperávamos ansiosamente o dia, e tudo correu bem. Sei que o N. costuma ler o blog, mas como agora vai estar 2 semanas na Costa Rica, pode ser que depois não faça a actualização completa ;) Isto para eu poder dizer que gosto muito do N. É um "miúdo" (sim, tem menos 5 anos que eu! :oP) como já não se fazem hoje em dia, e a S. uma rapariga cheia de sorte. Eu, que me aguentei tão bem no meu casamento, quase me desmancho toda quando vejo a cara dele quando a S. entra e é ele que não se aguenta. E, N., aposto que não sabes o ar com que estavas na vossa primeira dança ;)
Este post é mesmo só para dizer que gostei muito de ver os 2 tão felizes e de ter partilhado o dia com eles.
Além disso, ficámos ainda a saber que
a P. e o O. estão grávidos :)
Foi ou não foi um bom dia??? :o)

segunda-feira, junho 22, 2009

há...

... quem esteja sempre atenta,
... e quem queira é que não a chateiem ;)

e esta está a custar...

quarta-feira, junho 17, 2009

a jamaica

Ora então a Jamaica...
Eu tinha curiosidade em conhecer, mas não era destino que escolhesse com prioridade a outros, mas o P. queria bastante lá ir, andávamos a falar disso há mais de 1 ano, era diferente, que se aguentassem as quase 9 horas de avião (o pior de tudo, realmente!) Afinal, acabei a gostar mais do que esperava!
Nós fomos para Negril, o lado oeste da ilha, o resort em regime de TI, quem quer só praia pode ficar por lá uma semana sem meter o nariz de fora que não se queixa. Então se gostar de actividades como aeróbica às 10 da manhã dentro de água, melhor ;-) Aquela praia específica, nós temos melhor cá em Portugal (ou acho eu, mas também depende do gosto de cada um). Não é muito grande, tem pouca areia e muita palmeira, muita vegetação rasteira no mar. Mas dá o ar tropical, e a água é realmente uma maravilha – apesar de eu achar que pode sempre estar um pouco + quente ;o) Mas com 29ºC, não se pode mesmo pedir mais! O mar calmo, mal se sente ou ouve.


Todos os dias há excursões a fazer, se se quiser. Nós fomos um dia visitar “downtown” Negril, que não tem basicamente nada para ver, como quase todas as zonas que passámos. Há muita pobreza, muitas casas abandonadas ou meio construídas porque se acabou o dinheiro, muita gente à beira da estrada a ver passar o tempo, mas, como eles dizem: “no problem, mon!” Nesse dia fomos também ao Rick's, um café que alguns dizem estar no Top 10 dos a ver antes de morrer, realmente está bem situado, a vista para o único pôr do sol de jeito que tivemos a semana toda é fantástica, ouve-se reggae, ‘tá-se bem :) Também lá há os exibicionistas a atirarem-se do alto das rochas para a água para o turista ver :)

Outro dia foi a vez do passeio de catamaran ao longo da costa e parando para snorkeling. Muito a medo obriguei-me a sair do barco e ir espreitar os peixinhos, que eu tenho um medo irracional de coisas debaixo de água, enfim... Gostei muito do passeio de barco, de cocktail na mão ;)

Mais uma excursão às Mayfield Falls, a Jamaica tem imensas cascatas (e mais de 100 rios, todos de água potável!!), são umas cascatas de águas naturais minerais e pensei que era só para as “ver”, afinal é suposto subir o rio dentro delas! Eu só dizia, se contasse isto a alguém que me conheça não acreditam. A je dentro do rio cheio de pedras, a trepar cascata acima! No fim o regresso é por terra, só em fato de banho, parecemos a malta do Lost ou do Survivor :oP. Mas vale bem a pena! As cascatas são lindas e é uma experiência totalmente diferente. Existem outras cascatas, as Dunn's River Falls, mais conhecidas, maiores, que nós não fomos fazer para não as trepar e afinal... mas estas sendo menos turísticas, não me arrependo nada.

Num dia inteiro fomos mais longe, primeiro às YS Falls, estas só para tomar banho mas impressionantes, cheias de vegetação muito verde e intensa à volta (toda a Jamaica é verde), seguidas dum almoço típico (vá, mais ou menos) e a seguir cruzeiro no Black River para cumprimentar os mansos crocodilos e tomar banho se quisessemos. Não houve ninguém a pôr o pézinho na água ;-) (e cá está a Josephine, L! :))

Tivemos muita sorte com o tempo nas excursões (até no dia do Rick’s que chovia a potes no caminho para lá e depois têm-se aquele pôr do sol), mas algum azar no aproveitamento da praia, tivemos pouco tempo de sol aberto e grandes trovoadas com chuvas torrenciais a começar à hora do almoço ou meio da tarde e que nos tiravam da praia por 3 horas ou mais. Por isso o bronzeado está fraquinho – o pouco que tinha do escaldão que apanhei está todo a ir-se ;oP Em compensação tenho picadas de mosquito para dar e vender, raisparta!!
Mas se não fossem as 9h de avião, ia já para lá outra vez mais uma semanita ;)

terça-feira, junho 16, 2009

appetizer

A pedido de algumas famílias (parece que foi só uma, mas vá ;o)), cá fica um cheirinho da semana que passou, que o tempo para já não dá para mais.
Mas gostei!!! :o) Depois conto.


YS Falls

Ah, sol abrasador... not!

A praia - Negril

Quem faz uma festinha? ;) - Black River

@ Rick's - Negril

sexta-feira, junho 05, 2009

vou ali

E já volto, ok? :)

quinta-feira, junho 04, 2009

Suspense & Thriller Challenge - IX

Este Desafio vai bem lançado, a meio do período previsto e já vou com 9 livros, dos 12 necessários. Logo disse que não ia ser complicado para mim ler 12 livros policiais/mistério, mesmo sendo em categorias diferentes ;)
O 9º livro foi A Maiden's Grave, do Jeffery Deaver. A história começa quando um autocarro é "sequestrado" por 3 homens fugidos da prisão. Este autocarro leva 2 professoras e algumas alunas, umas crianças e outras adolescentes, todas surdas com excepção de uma das professoras. As raparigas são levadas para um antigo matadouro abandonado, e desde logo este é cercado por polícia local, FBI, jornalistas, dado que os foragidos já estavam a ser seguidos. O agente do FBI Arthur Potter é chamado ao local para negociar com os sequestradores, que ameaçam matar uma rapariga por hora se as suas exigências não forem cumpridas. Para mostrar que não estão a brincar, não hesitam em assassinar a sangue frio e sem qualquer motivo uma suposta refém libertada.

Eu gosto bastante dos livros do Jeffery Deaver mas preciso sempre de alguma coragem antes de pegar num, tenho sempre a sensação que ele arrasta a história demasiado, que poderia ser mais curta e rápida sem estragar as partes boas, o suspense e o desenrolar lógico e atempado da história. A história do é muito interessante e há quase sempre coisas a acontecer, não é fácil resolver uma situação destas e a contento de todos e, como bom thriller, nem tudo corre bem e sempre a favor dos "bons". Ficamos a saber mais sobre os personagens a cada momento que passa, mas também aqui um pouco de "editing" não seria mau, porque os personagens são tantos que a determinada altura já andava um bocado baralhada de quem era quem e fazia o quê e o que se tinha passado 100 páginas atrás.

A umas 40 páginas do fim pensei mesmo: "what the f***?!" (sim, eu sei, ando muito asneirenta, desculpem...), estava a ver que depois de tanta coisa o desfecho isso ser o total anti-climax, mas afinal o sr. Jeffery estava só a enganar-me ;) Os twists finais são muito bons.
Só acabo por não pontuar este livro mais alto pelo seu tamanho excessivo, na minha opinião.

Categoria Action Thriller ocupada!

se calhar é mentira, querem ver!

quarta-feira, junho 03, 2009

faltam

dois dias e duas horas e meia!!!
(e 500 no trânsito, claro...)

terça-feira, junho 02, 2009

eu bem gostava

De assassinar a esperteza saloia que achou que ficava bem cortar o acesso à Cril (e consequentemente A5) no final da Radial de Benfica/2ª Circular, com 2 faixas, e fazer uma nova entrada só para a dita Cril, 500m + à frente, com uma faixa de entrada só e que obriga toda a gente que vem da Radial a entrar mesmo na faixa da 2ª Circular, complicando também e muito o trânsito na mesma.
1 hora para fazer a radial de Benfica é uma coisa que sim senhora. Filas na 2ª C, segundo ouvi, como nunca vistas antes, sim senhora. Ah e tal é com as obras e depois muda. Não! É mesmo para ficar assim! Na 6ª feira passada então o caos era ainda maior, como saí em Benfica nem me apercebi porque era, já era o planeamento de estradas brilhante.
O atrasado mental que fez este planeamento que me aparecesse à frente que eu dizia o que lhe fazia. Palhaço do car****! Agora vou para casa como, a voar?! Já não bastava o tempo "normal" que perdia no trânsito, agora ainda me arranjam esta?! Mas como é que ninguém dá um tiro nestes tipos!? Anormais, bestas anormais!!
Sim, um dia quando as obras da Cril estiveram todas concluídas, supostamente consigo fazê-la toda até Carnaxide sem problemas, mas até lá, que me lixe, não é, senhores engenheiros?
Sim, estou fod***! Que me desculpem quem lê mas eu hoje ou escrevo ou desato aqui aos gritos, o que não convém muito. Se bem que se ficasse desempregada, deixava de ter problemas de trânsito!!!!!!!!
Fosga-se!

segunda-feira, junho 01, 2009

hoje o que vale

É que só falta esta semana para ir de férias. Mas ainda são 5 looooooongos dias...

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP