segunda-feira, junho 29, 2009

pão de banana e chocolate

Há muito tempo que queria experimentar fazer uma receita de bolo de banana, ainda não tinha surgido a oportunidade, ao mesmo tempo que tinha um certo receio visto que eu adoro bananas mas, não sei porquê, coisas a saber a banana geralmente não me atraem (tirando a Gorila de banana ;oP). Mas aqui há uns tempos a A. "postou" uma receita com muito bom ar que eu guardei logo para fazer, podem ver o original no site da Nigella Lawson ou muito bem traduzido pela Patricia :)


Pão de banana e chocolate
* 250g farinha trigo
* 2 colheres de chá de fermento
* 125g de manteiga sem sal (usei margarina)
* 250g de açúcar
* 4 bananas maduras, amassadas
* 2 ovos, ligeiramente batidos
* 1 colher de chá de extracto de baunilha
* 175g de gotas de chocolate preto ou de leite (como não encontrei as pepitas, parti em bocadinhos pequenos uma tablete de chocolate de culinária)


Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Peneirar a farinha e o fermento para uma tigela grande. Misturar a manteiga, o açúcar, as bananas, os ovos, a baunilha e o chocolate noutra tigela. Adicionar aos ingredientes secos e mexer levemente, tomando cuidado para não misturar demais. Untar e enfarinhar uma forma de bolo inglês - embora a receita mencione uma forma de 19x11 cm, eu não tinha uma desse tamanho e a massa parecia-me tanta que não arrisquei a forma mais pequena e ainda bem, usei uma de cerca de 29x11 cm e foi completamente à conta. Despejar a massa na forma preparada e levar ao forno por 1 hora e meia – depende do forno, façam o teste do palito.

Deixar na forma até arrefecer um bocado e só depois retirar. Não façam como eu que com as pressas consegui que o bolo se abrisse ao meio, pelo que não há fotos bonitas das fatias ;)

O bolo ficou bom, mas a minha opinião mantêm-se, é estranho o sabor a banana sem ser nas ditas... mas fica bastante suave e os bocadinhos com chocolate são os melhores ;o)


3 comments:

Anónimo 29/6/09 18:22  

Para mim foi uma surpresa porque não gosto das bananas maduras por as achar demasiado doces, mas a mistura do sabor da banana e do chocolate ficou maravilhosa. Nham!

fantasma 30/6/09 09:44  

Eu tb não gosto mas é porque ficam muito moles, mas aquelas nem estavam muito maduras ainda dado que foram compradas de propósito.
De qq modo sempre gostei de crepes com banana e chocolate ;)

Tânia 2/7/09 13:26  

huuuum. parece-me tão bem!!!

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP