segunda-feira, março 09, 2009

movies & pizza

Este domingo foi bem sossegado, em casa, sem grandes sobressaltos, a intercalar entre o sofá e os filmes e a cozinha e a pizza que queria fazer. Bem estava a precisar era duma semana inteira assim sem fazer nada (nem a pizza, neste caso ;)).
Os filmes foram o
Madagascar 2, que, como já me tinham dito, não é tão engraçado como o primeiro mas é levezinho e faz rir, e a seguir, para contrabalançar, vimos o grande vencedor dos Óscares deste ano, o Slumdog Millionaire. Gostei muito do filme, diferente do habitual na realidade que nos mostra, sem estrelas, sem luxos, muito bom.

Enquanto a tarde corria, fui tratando da massa da pizza. Já uma vez tinha feito massa de pizza na máquina do pão, mas como demora hora e meia até estar pronta para ser trabalhada, é algo que não é de todo viável fazer durante a semana, dadas as horas a que normalmente chegamos a casa e dado que gostamos de jantar antes da hora da ceia! E depois da massa pronta ainda é preciso estendê-la sem dar com o rolo da massa na cabeça de ninguém com a fúria ;) A receita que queria fazer exigia também 40 minutos de descanso da massa.
Cá está ela:

(medidas - as da máquina de pão)
* 1 chávena de água
* 3 chávenas de farinha de trigo tipo 65
* 1 colher (chá) de sal
* 2 colheres (sopa) de azeite
* 1 colher (sopa) de açúcar
* 1 colher e meia (chá) de fermento biológico seco (tipo fermipan)
* 1 colher (chá) de alho picado (eu coloquei um dente de alho)
* 2 colheres (chá) de queijo parmesão ralado (coloquei mozzarella ralado que era o que tinha)
* 1 colher (chá) de tempero para saladas knorr Cebolinho & Alho (opcional - eu usei uma colher de chá de oregãos)

Colocar todos os ingredientes pela seguinte ordem: água morna, sal, azeite, açúcar, alho, queijo, temperos, farinha e fermento. Ligar a máquina no ciclo "massa". Quando terminar, retirar a massa, que dá para 2 ou 3 pizze, dependendo do tamanho e espessura, se bem que julgo que 3 serão bem pequenas. Aqui foi quando "a porca começou a torcer o rabo", não sei porquê a massa estava ainda muito húmida e pegava-se toda às mãos e à tábua. Tive de lhe ir juntando farinha até conseguir estendê-la em condições. Tive de colocar 2 farinhas diferentes na massa porque tinha uma a terminar e não tenho a certeza se essa era de tipo 65, é a única explicação que vejo para o que aconteceu. Tirando os palavrões que disse com a massa agarrada aos dedos, não veio daí grande mal.

Fomos gananciosos e achámos que uma pizza só ia ser pequena, então em vez de congelar a 2ª dose de massa fiz também uma 2ª pizza, claro que lá está para o jantar de hoje :oP
Beeeeeeeeeem, depois da massa estendida, pincelar com azeite, fazer furos na massa com um garfo e deixá-la descansar por cerca 40 minutos. Seguidamente levar a massa ao forno pré-aquecido a 220ºC por 5 a 10 minutos, até dourar levemente. Tirar do forno, adicionar os recheios que se quiser e levar de volta ao forno por mais 8 minutos aproximadamente.
Queria usar como base o molho de tomate e manjericão do Pingo Doce que descobri
no outro dia e de que gostei bastante mas não encontrei à venda, substituí por outro também de marca Pingo Doce que é preparado para fazer bolonhesa, não gostei muito, pelo que pus só um bocadinho para dar cor às pizze. Depois foram rodelas de mozzarella di bufala, cogumelos, salame, uns restos de rodelinhas de salsicha do almoço, e uma banana a ficar demasiado madura. Queijo ralado por cima, salpicar com oregãos e manjericão, e comer.

E hoje há mais, oh que peeeeeeeeeeeeeeena!! ;o)

4 comments:

Ana O. 9/3/09 16:50  

Bom aspecto! :-D

Elsita 9/3/09 23:38  

nham têm um aspecto delicioso!
Eu punha-lhe mais molho de tomate :o) mas isso sou eu... O molho do Pingo Doce é mesmo bom (o que tem basilico, o bolonhesa nunca provei).
Jinhos

Mariana 10/3/09 00:31  

Olha, desta vez sou eu: banana na pizza? Bleargh!! Nhac! (já o resto era já! É ceia, mas ia já!)

;)

*

Buzas 10/3/09 23:15  

É uma com mais tomate e sem banana, ó fáxavor! :)

(que bom aspecto!)

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP