gulodices
Quando vi a receita do Elvis Burguer no blog de culinária da M. e da T., receita do Jamie Oliver e ainda por cima com tão bom aspecto, pensei logo que tinha de a experimentar. Bem, lá experimentar experimentei, mas o responsável pelos ditos hamburgueres foi completamente o P., que fez tudo, ainda por cima nesse dia cheguei tardíssimo a casa ;)
Só tinhamos meio quilo de carne por isso ajustámos o resto da receita à quantidade de carne. Esta é a receita original, com as nossas alterações que não estão relacionadas com a quantidade:
Só tinhamos meio quilo de carne por isso ajustámos o resto da receita à quantidade de carne. Esta é a receita original, com as nossas alterações que não estão relacionadas com a quantidade:
* 900g carne picada
* 1 cebola vermelha, finamente picada
* azeite
* 1/2 colher de sopa de sementes de cominhos (não tinhamos sementes, foi mesmo em pó)
* 1 colher de sopa de sementes de coentros (coentros, blergh, nem pensar! ;) - de qualquer modo não tínhamos!)
* 1 pitada de sal
* 1 colher de sopa de pimenta preta
* 1 mão cheia de parmesão ralado
* 1 colher de sopa de mostarda de Dijon
* 1 ovo grande
* 120g pão esfarelado (usei pão ralado)
* óleo para fritar (como os hamburgueres foram feitos na mesma frigideira em que alouramos a cebola, não usámos mais gordura além dessa)
Numa frigideira, frite a cebola, finamente picada, no azeite, em lume brando, durante 5 minutos – para ficar mole, não dourada (para dar um toque adocicado ao hamburger). Junte a cebola à carne. Moa as sementes, o sal e a pimenta. Junte as especiarias à carne. Adicione o parmesão, a mostarda, o ovo e metade do pão e misture tudo muito bem. Se estiver demasiado pegajosa, junte mais pão. Numa superfície coberta com papel vegetal e polvilhada com parte do pão restante, dê forma aos hamburgers – parece que esta receita dá para 6 (diz o Jamie que deve comer por dois...), nós com as 500g de carne fizemos quatro e ficaram enormes, dá pelo menos para 5 à vontade. Polvilhe-os com o restante pão e leve ao frigorífico pelo menos uma hora antes de os cozinhar. (agradeço à M porque copiei quase tudo o que ela escreveu ;)).
Como não tinhamos nada em casa para fazer um acompanhamento mais saudável e dado que até já era tarde, mais que horas para jantar, o acompanhamento foram mesmo batatas fritas de pacote (mas light :op). O P. juntou ketchup e cornichons ao dele, o meu foi simples, pois claro. Sendo 4, achámos que não valia a pena congelar, e comemos em dois dias seguidos.
Ficaram bons, saborosos, diferentes do normal, e também com muito bom aspecto! Mas, e não digam a ninguém, eu continuo a gostar mais dos do Mac Donalds.... ;)
4 comments:
Vê lá se não é o que eu digo... Fazem hamburgueres a mais e o que fazem? chamam o Buzas? Neps, guardam para o dia seguinte! ;)
Estão com optimo aspecto, tenho que falar com o cozinheiro, mas olha que estavam mesmo a pedir era umas batatatinhas fritas "a sério"!
Estavam sim mas já não havia tempo para isso :)
Por acaso também experimentei esta receita e adorei, Fantasma! Cá em casa foi um sucesso e estão sempre a pedir-me para fazer de novo estes hamburguers.;-) Engraçado é que eu não gosto muito dos do McDonalds (para mim tudo sabe ao mesmo) mas estes são formidáveis!!
Boa! Ainda bem que experimentaram! Eu cá gosto muito mais destes do que dos do MacDonalds, além de serem bem menos gordurosos! E os meus já se acabaram, tenho de fazer mais! Ah, e se for para experimentares coisas boas podes roubar-me sempre os textos :) **
Enviar um comentário