quinta-feira, março 04, 2010

thriller & suspense challenge - V

O 5º livro do Desafio (ainda em Fevereiro), foi o The Cat Who Knew Shakespeare, da Lilian Jackson Braun. Curiosamente, praticamente 1 ano depois de ter lido outro livro da série :)
Este livro é o 7º da série The Cat Who, série que dá pano para mangas dado que já vai em 29 livros.

Vou aproveitar a desculpa da preguiça e copiar o que escrevi o ano passado sobre a série, afinal, fui eu que escrevi! Os livros apresentam-nos Jim Qwilleran, um jornalista aspirante a escritor que no início da série trabalha para o jornal Daily Fluxion e onde lhe atribuem sempre tarefas para as quais ele sente que não se adequam às suas habilitações. Mas vai e investiga, e acaba sempre por dar com um mistério qualquer (leia-se morte) nas suas andanças. Logo no 1º livro Qwill "herda" um gato siamês - Koko - que além de se dar ao luxo de só comer comida de "gente" como lagosta, carne assada, salmão assado e por aí fora, tem ainda a habilidade de descobrir os mistérios todos. Mais tarde junta-se-lhes Yum-Yum, outra gata também siamesa e com os mesmos gostos culinários, que dá apoio a Koko nas suas aventuras, e Qwill continua a "tropeçar" constantemente em assassínios e segredos.
Nos últimos 2 livros Qwill ganhou uma herança e teve de se mudar para a pequena cidade de Pickax, onde todos se conhecem e sabem da vida uns dos outros.

Neste livro, o editor do jornal local morre num “acidente”, o edifício do jornal arde por completo também por “acidente”, e mais n coisinhas vão acontecendo na cidade. A leitura é sempre agradável, mas o final parece-me sempre demasiado apressado, de repente tudo se descobre em 2 páginas, e pronto, acabou o livro, e isso estraga um pouco o resto do livro, a apreciação global. Este livro então para mim foi o mais apressado de todos.
Também achei um pouco estranho que a morte de um amigo (ou conhecido, seja!) de Qwill, que foi a Pickax porque este o chamou e para lhe fazer um favor, não cause o menor impacto no nosso jornalista, não se lê nada sobre tristeza, arrependimento, culpa…
A história é bastante básica, como é costume, vive do dia a dia dos personagens e das suas particularidades, o mistério acaba por ser secundário.

Mais uma vez, este fica como Cozy Mystery.

"Vastly wealthy due to his inheritance of the Klingenschoen estate in Pickax City way up North, Jim Qwilleran now enjoys the eccentricities of life in Moose County. Series fans will know about his pampered pair of Siamese cats; Koko, the male, pushes various Shakespeare plays off the shelf in Qwilleran's library, presumably commenting on events that excite and scandalize the town: the "accidental" death of the newspaper publisher, the disastrous fire that destroys the office, etc. A comfortable, quaint diversion, with interesting character names, wry remarks about feline behavior, and a deus ex machina protagonist."

2 comments:

Ana T. 4/3/10 19:03  

Tenho um livro desta colecção... vou ter de lhe pegar...

Deixa-me que te diga que este challenge vai de vento em popa hein? Eu ainda só li dois... :-s

fantasma 5/3/10 10:09  

Acho que sim! Mas devia ser o 1º. Se quiseres eu tenho por ordem até ao 7º :)

Sabes que leio muitos policiais, né?? Não é mto difícil (ou não me inscrevia :oP) Em compensação tu lês 3 ou 4 vezes + livros por ano que eu!

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP