quinta-feira, abril 23, 2009

mac 'n' cheese


Há já bastante tempo que queria experimentar a receita tipicamente americana de mac ‘n’ cheese, que é como quem diz macarrão com queijo. Eu adoro massa, não gosto de coisas estranhas, uma simples massa com molho de queijos parecia-me perfeita – só não entendo como é que eles têm disto enlatado, deve ser um bocado estranho, mas enfim.
Como tenho estado sozinha esta semana e cozinhar só para mim é uma chatice e nem sei que fazer, resolvi experimentar o mac ‘n’ cheese, aproveitando que ninguém ia querer pôr pimentas e coisas estranhas a temperar :o)
Vi várias receitas na net e acabei por ir adaptando um bocadinho e a minha saiu assim:

(para 2 pessoas):
* 250g de macarrão (ou outra massa “miúda” à escolha)
* 1 colher sopa de margarina
* 1 colher sopa cheia de farinha
* 1 chávena de leite
* 100g de mozzarella ralado (ou outro queijo à escolha)
* 50 g de emental ralado (ou outro queijo à escolha)
* Temperos a gosto: sal, pimenta, noz moscada, etc… eu além do sal e noz moscada coloquei também orégãos.

Cozinhar a massa até estar “al dente”. Assim que estiver, escorrer imediatamente.
Enquanto a massa coze, preparar o molho. Colocar num tachinho a margarina e derreter. De seguida adicionar a farinha e mexer bem, deixando cozer um pouco. Aos poucos juntar o leite de modo a formar uma mistura homogénea e mexendo sempre para evitar a formação de grumos. Temperar a gosto. Juntar os queijos e misturar.
Incorporar o molho na massa escorrida, colocar num recipiente para ir ao forno e colocar mais algum queijo por cima para gratinar. Levar ao forno até estar quentinho e tostadinho!

Resolvi fazer a receita completa porque assim tinha refeição para 2 dias, e no 2º com a vantagem de ser só aquecer. Digamos que ficou massa quase para uma casa de família! ;) Já lá vão 2 dias e ainda tenho jantar para hoje. Mas que bem que me soube, sentada no sofá a ver a Jane Eyre (é ver post abaixo!) e a comer a bela massa estaladiça e a saber a queijo!

6 comments:

Ana O. 23/4/09 12:22  

Eu adoro Mac' N' Cheese. Nham!

Buzas 23/4/09 12:30  

(muito) bom aspecto!

Falta-lhe realmente é a bué-pimenta-preta-acabada-de-moer por cima e a SB Gourmet! ;)

fantasma 23/4/09 12:34  

A SB não é também em cima da massa, não?! ;)

Buzas 23/4/09 13:43  

Até acaba por ser! ;)

Mariana 23/4/09 15:08  

Tem tão bom aspecto! Eu em casa nunca fiz, apesar de já ter uma colecção simpática de receitas de mac&cheese. Mas com o esquisito do meu marido acho que não colava...
Comi quando estivemos em NY e estava bom, mas faltava-lhe a crosta estaladiça que é o melhor de tudo. A ver se um dia destes também faço assim, só para mim ;)

Beijinho *
Mariana

paula 26/4/09 19:19  

aaaai que se eu tivesse queijo em casa era já hoje!!!!

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP