folhadinhos
Na 2ª feira fui às compras e lá agarrei na massa folhada a pensar voltar a fazer os bons folhados de espinafres e queijo, que se tornaram nuns dos nossos favoritos e já repetimos várias vezes desde a 1ª, mas depois os ditos espinafres com queijo que costumo usar, nem vê-los. Foi da maneira que experimentei outra receita que já tinha debaixo de olho há algum tempo, mais uma vez retirada do blog da Elvira, e lá sairam uns folhados de carne picada e salsicha. E queijo. Foi a receita "à nossa moda" ;) Achei que era capaz de ficar um bocado "seco" só com a carne e salsichas e pensei que queijo ralado misturado daria a "consistência" ideal. Concluímos que sim, que fica mesmo bem, embora devesse ter levado ainda mais queijo do que o que colocámos.
As quantidades foram mais ou menos adaptadas, mas deixo-vos as originais, para 4 pessoas:
* 400 g de massa folhada
* 1 cebola picada finamente
* 1 dente de alho picado finamente
* 2 colheres (sopa) de manteiga
* 300 g de carne de novilho magra picada (a nossa tinha também chouriço misturado)
* sal & pimenta moída na altura
* 6 salsichas pequenas tipo Nobre, picada
* 2 gemas de ovo batidas
* queijo ralado a gosto (acrescentado por nós)
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Refogar a cebola e o alho na manteiga, juntar a carne picada e cozinhar até a carne ficar dourada. Temperar com sal, pimenta, etc (a gosto :)). Adicionar as salsichas picadas e misturar. Retirar do lume e reservar.
Preparar a massa folhada (quadrados de 12 cm por 12 cm), e distribuir a carne e salsichas pelos quadrados de massa, colocando por cima o queijo ralado. Pincelar as bordas com gema de ovo e fechar, pressionando bem a massa.
Colocar os folhados no forno e deixar cozinhar por cerca de 25-30 minutos a 200 ou 180ºC - depende um bocado do forno, o nosso é "esquisito" - até os folhados estarem bem dourados.
Retirar o tabuleiro do forno e deixar arrefecer um pouco.
Acompanhar a gosto, os nossos desta vez foram com salada.
Bom proveito :)
3 comments:
Isto parece-me muito bem, especialmente com queijinho derretido. Hmmmm...
Ai ai devem ter ficado uma delícia. Para mim são uma perdição, mas não tenho muito jeito para os fazer. Talvez experimente um dia destes.
Os teus folhados deixam-me sp de água na boca...
Enviar um comentário