segunda-feira, abril 13, 2009

bolo de chocolate

Aqui há uns anos comi em casa duma ex-colega um bolo de chocolate daqueles de babar e não descansei enquanto não fiquei com a receita. Não o faço muitas vezes porque é uma bomba calórica e deve fazer mal a tudo e mais alguma coisa, mas nesta Páscoa achei que o chocolate teria de ser rei e senhor. Basicamente este bolo é uma mousse que vai ao forno.

* 2 tabletes de chocolate de culinária
* 8 ovos
* 250g de margarina
* 16 colheres de sopa de açúcar (só usei cerca de 10)
* 1 colher de chá de farinha maizena


Derreter o chocolate com a margarina em banho maria. Enquanto isso, separar as gemas das claras e bater estas últimas em castelo. Bater as gemas com o açúcar, e de seguida juntar o chocolate derretido e misturar muito bem. Por fim juntar suavemente a este creme as claras em castelo.
Separar a massa em duas partes, uma delas será para cobrir o bolo no final, a quantidade é a gosto. Na parte que vai ao forno adicionar a colher de maizena.
Levar ao forno pré-aquecido em forma untada durante cerca de meia hora a 200ºC - depende um pouco do forno, o bolo não se quer completamente cozido e seco, pelo que se deve verificar o grau de "humidade" do mesmo. Quando estiver pronto, deixar arrefecer um pouco, desenformar e deitar por cima a restante mousse, que provavelmente terá de ser ligeiramente aquecida para ficar mais líquida.
Depois, é só não comer todo de uma vez ;)

5 comments:

Seccionista 13/4/09 11:22  

Eu não posso ver isto! Eu não posso ver isto! Eu não posso ver isto...

fantasma 13/4/09 11:27  

LOL! Ainda lá tenho em casa, aparece ;)

Tânia 13/4/09 13:01  

nham nham...

Leonor 14/4/09 15:40  

Acho que deve ser parecido com o que comeste cá. É basicamente mousse que vai ao forno, só com um bocadinho de farinha.

fantasma 14/4/09 15:41  

Sim, é mesmo isso :)

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP