quarta-feira, março 18, 2009

cristas com alheira

Já há algum tempo que tinha visto esta receita e que tinha ficado com ela debaixo de olho por me parecer diferente do habitual, uma maneira diversa de comer alheira, e muito simples de fazer. Ontem lá deitámos mãos à obra, e realmente faz-se num instante e fica muito saborosa.
Só tinha um restinho de farfalle em casa que não chegava e penso que esta receita fica melhor com massa “miúda” do que com spaghetti ou tagliatelle, por exemplo, usei assim creste tricolor, eu até prefiro a pasta “normal” a esta dado que acho sempre que a massa laranja e a verde sabem esquisitinho :oP, mas este pacote foi-me oferecido e tinha de se comer, e sempre dava um colorido ao prato. Fizemos algumas alterações à receita, tornámo-la mais calórica… mas para mim mais saborosa.


Creste com alheira


(para 2 pessoas)
* 1 alheira de caça
* Cerca de 300g de massa “miúda” e não recheada
* 100ml de natas (light :op)
* Queijo ralado a gosto (nós usámos mozzarella)
* Pimenta a gosto

Levar a massa a cozer em água com sal até ficar al dente. Entretanto, fazer um golpe em toda a superfície da alheira e colocar numa frigideira até a pele se soltar, nessa altura retirar a pele e desfazer a alheira com uma colher de pau, até cozinhar, formando uma espécie de papa.
Quando estiver pronta, juntas as natas e mexer muito bem, seguidamente juntar o queijo ralado e dar mais uma mexidela.
Escorrer a massa e juntar imediatamente o creme de alheira, no nosso caso ficou bastante espesso e não é fácil de misturar, penso que na receita original com leite apenas deve ficar um pouco mais líquido mas eu gostei mesmo assim muito do resultado final.

E agora que estou a pensar nisso, também já vai algum tempo que não como uma bela alheira frita ou grelhada com batata frita caseira e ovo estrelado… Nham! :o)

4 comments:

Anónimo 18/3/09 18:16  

Isto tem excelente aspecto e vem mesmo a calhar porque tenho uma alheira no frigorífico à espera de ser usada. Acabaste de me dar a receita do meu jantar! ;-)

fantasma 18/3/09 18:18  

Happy to be useful!! ;o)

Alex 19/3/09 22:17  

Nem me fales em alheira com batatas fritas e ovo estrelado, pá! Não é que não coma há muito tempo, é que há muito tempo que não como uma em condições! Ou é a alheira falsificada, ou as batatas congeladas, ou as que não são e mais valia que fossem... :(

As cristas têm bom aspecto (eu acrescentava-lhe bué pimenta preta moída :op) , mas gostei especialmente da facilidade de confecção! Receita boa para "emergências"! ;)

fantasma 20/3/09 10:30  

Tens de ir ao restaurante lá da rua dos pais do P, as alheiras são muito boas e as batatas fritas caseiras às rodelas fantásticas :)
E sabes que na Lusitania tb já têm alheira, mas aí não provei.

O P. tb acrescentou pimenta no prato dele (pouca, dado que a do moinho acabou :oP) mas eu não quero cá coisas a estragar a comida ;o)

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP