terça-feira, dezembro 09, 2008

cookies de limão e pistáchio

Andava ao tempo com a ideia de fazer algo doce com pistáchios e a maioria das receitas que encontrava eram com chocolate - o que a mim não me parece nada mal, bem pelo contrário, mas que ao 2º habitante lá de casa já não parecia tão bem dado que não é muito apreciador - mas lá acabei por encontrar uma que pareceu agradar, o tempo foi-se arrastando mas este fim de semana grande foi o ideal para deitar mãos à obra e antes de começar a fazer a árvore de Natal, num instante se fizeram estes cookies, receita tirada do blog Receitas da Filipa.

Cookies de limão e pistáchio

Ingredientes
* 250g de manteiga à temperatura ambiente (eu uso sempre margarina mas descobri que a que tinha não chegava pelo que foi meio/meio ;))
* 3 c. de sopa de açúcar
* 150g de pistáchios finamente picados
* 1 limão pequeno
* 500ml de farinha (é mesmo ml)
* açúcar em pó q.b.

Preparação
Deitar numa tigela a manteiga cortada em pedaços e o açúcar e com a ajuda de uma colher de pau misturar ambos. Adicionar os pistáchios e a raspa do limão e mexer de novo para juntar os ingredientes. Peneirar a farinha para cima da mistura, juntar o sumo de limão e continuar a mexer até obter uma mistura tipo crumble. Com a ajuda de uma colher de sopa, retirar pedaços de massa e com as mãos formar bolas, achatás-la um pouco e colocá-las num tabuleiro previamente forrado a papel vegetal (não tendo papel vegetal, como eu, untada com manteiga e polvilhada com farinha).

Não é necessário deixar muito espaço entre os bolinhos pois não crescem muito. Levar ao forno a cozer durante 15 a 20 minutos, até ficarem secos e ligeiramente dourados. Retirar do forno e transfirer para uma grade para arrefecerem. Depois de frios, polvilhar generosamente com açúcar em pó.


Os cookies ficaram muito agradáveis, e no próprio dia praticamente se desfaziam na boca ao comer. Eu (gulosa ;o)) achei-os pouco doces, para ficarem perfeitos deviam ser mais, mas são uma excelente ideia para quem não gosta de coisas demasiado açucaradas.

9 comments:

Seccionista 9/12/08 17:00  

Esta receita parece-me muito simpática... será que também se pode fazer com cajus?

fantasma 9/12/08 17:03  

Hum, cajus! Porque não?? Deve ficar bem bom, sim senhora! :)

Seccionista 9/12/08 17:05  

Hei-de experimentar um dia destes então :-)

Mariana 9/12/08 17:47  

Também estão na minha calha há meses e ainda não os fiz. Têm muito bom aspecto, sim senhora! Mas explica lá ao P. que pistachio com chocolate, bem negro, é uma combinação deliciosa! Sobretudo se o pistachio ainda estiver ligeiramente salgado. Muito bom!

Beijo *

fantasma 9/12/08 17:52  

Pois a minha ideia inicial era fazer os "teus" cubos de chocolate e pistachio/côco, mas o senhor torceu o nariz... Mas já o avisei que para a próxima tem azar que é chocolate e mai-nada! ;)

Alex 9/12/08 22:09  

Ei! Não eram estes que eu ia provar? Mau, mau! :op

(Estão com muito bom aspecto, sim!)

fantasma 10/12/08 10:16  

Se fosses estar com o P. eu ia mandar para tu provares! Assim não dava mto jeito...

Alex 10/12/08 10:31  

Desculpas, desculpas! ;)

fantasma 10/12/08 10:37  

Passa lá em casa logo!

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP