segunda-feira, novembro 03, 2008

muffins de bacon

Este sábado tivemos lá uns amigos em casa e resolvi fazer uns muffins salgados que já tinha debaixo de olho há algum tempo, não se devem experimentar receitas novas quando se tem convidados mas eu confiei nas minhas capacidades e pronto ;) E as coitadinhas das formas de muffins só tinham sido usadas uma vez desde que as comprei, estavam a precisar de sair do armário.
A ideia veio das
Receitas da Filipa, a que ela tem no blog é com presunto mas a receita original é com bacon, que como eu prefiro foi o que usei.

Ingredientes:
* 2 ovos
* 6 fatias de presunto finamente picado (o bacon não era em fatias e por isso foi mais ou menos a "olho"...)
* 2 c. de chá de óleo (usei azeite)
* 1 cebola finamente picada
* 375g de farinha
* 1 pitada de sal
* 1 c. de sopa de salsa fresca picada
* 2,5dl de leite
* 125g de manteiga derretida (usei margarina porque não gosto de usar manteiga em salgados, acho que é demasiado adocicada para isso)

Preparação:
Aquecer o azeite numa frigideira e deitar nela a cebola e o presunto, deixando a cebola refogar. Reservar. Peneirar a farinha juntamente com o sal para dentro de uma tigela. Misturar a salsa picada e fazer uma cova no meio. Bater os ovos com o leite e deitar na cova que se fez. Adicionar em seguida a margarina derretida e a cebola com o presunto. Mexer até combinar os ingredientes mas ter em atenção para não mexer demasiado. Encher com a massa formas de muffins previamente untadas. Levar ao forno durante cerca de 30 minutos ou até que fiquem firmes e dourados. Desenformar e sirva, quentes, mornos ou frios.

Os meus ainda estavam ligeiramente mornos quando se comeram. E a minha opinião é que não estavam maus, mas também não os achei nada do outro mundo, demasiada "massa", talvez. O sabor é agradável, mas tornam-se um pouco pesados na boca. Talvez seja mesmo o meu "dedo" que não dá para os salgados...

4 comments:

Anónimo 3/11/08 19:04  

Eu confesso que não sou muito fã de muffins salgados, tenho quase sempre a mesma reacção que tu: demasiada massa, com aquele sabor a massa, a farinha, e pouco recheio. Por isso normalmente fico-me pelos doces.
Isto para te dizer que não acho que tenha sido a tua mão. Gosto é gosto! :) Mas bonitos ficaram! E a companhia, gostou?

Beijoca *
Mariana

Cenoura 5/11/08 10:49  

Eu cá acho que ficaram muito bem.
O aspecto convenceu-me. Isso com um arroz-de-qualquer-coisa e uma salada marcha com 'demasiada massa' ou sem ela.
Hei-de experimentar!
:P

fantasma 5/11/08 10:52  

Ah marcha sim! Experimenta talvez um bocadinho + de bacon (ou presunto, ou o que preferires).
E não dá muito trabalho.
Ah, já agora esta receita deu para 12 muffins exactos.

Anónimo 5/11/08 23:41  

Tenho de experimentar esta receita, mas com presunto, que prefiro. Acho que eles ficaram com muito bom aspecto, como já te disse costumo fazer um bolo salgado dentro do género e normalmente até invento o recheio, desde queijo a azeitonas cortadas, a cebola e presunto, já tenho feito vários, com uma salada ou arroz marcha.

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP