quarta-feira, outubro 01, 2008

borboletas

Lá vou passando os olhos gulosos pelos blogs de comezaina e guardo algumas receitas para um dia experimentar, normalmente doces porque é o que mais gosto de fazer (e muitas vezes de comer ;)) e nada de muito complicado porque conheço as minhas limitações :oP
Aqui já há bastante tempo tinha visto no
blog da Elvira uma receita de massa com atum que me pareceu bastante agradável e excelente para substituir de vez em quando o dito atum com feijão frade que fazemos de vez em quando ao domingo ao almoço quando não temos paciência para mais. Apesar da receita ser indicada para os dias quentes de Verão, foi no fim de semana passado que a experimentei, e não correu mal :o)

Salada de farfalle com atum e azeitonas

Ingredientes para 3-4 pessoas

- 250 g de massa farfalle
- sal & pimenta moída na altura
- 1 colher (sopa) de maionese light (não tinha e fui comprar e só encontrei da normal…)
- 1 colher (sopa) de iogurte natural (para compensar a maionese, o iogurte foi magro ;))
- 2 latas de filetes de atum em azeite (250 g)
- 75 g de azeitonas pretas ou verdes (as minhas foram mais ou menos a olho)
- 1 tomate cortado em gomos (coisa que eu não obviamente não usei ;))
- 1 ovo cozido picado
- 1 raminho de endro (aneto) (também não usei)

Preparação
Cozer a massa al dente em bastante água a ferver temperada de sal. Escorrer a massa, passando por água fria corrente. Deixar arrefecer por completo.
Misturar a massa com a maionese, o iogurte, o sal e pimenta. Picar grosseiramente metade das azeitonas. Escorrer muito bem o atum e desfazê-lo em lascas com o auxílio de um garfo. Juntar as azeitonas picadas e o atum à massa. Envolver.
Passar o preparado para um prato de servir. Decorar com os gomos de tomate (quando aplicável!) e as azeitonas inteiras. Polvilhar com o ovo cozido picado e o endro.
Servir a salada fresca.

Fiz a dose completa e como não tínhamos muita fome acabou por sobrar e acabámos no dia seguinte, aqueceu ligeiramente no microondas porque estava “rija” do frigorífero, e gostei também bastante, ou até talvez mais, da salada morna, muito morna. E foi uma excelente alternativa, ou eu não adorasse massa, também!

11 comments:

Mariana 1/10/08 19:47  

Tem muito bom aspecto sim senhora! Eu adoro saladas de massa, mas normalmente prefiro-as frias. Essa ainda não fiz, mas deve ser bem boa!

Beijoca *

Alex 1/10/08 22:37  

Bom aspecto!
Gostei do pormenor dos filetes de atum. Pouca gente liga a isso mas a diferença (até no preço!) é notável.
Acho que tb vou copiar ;)

pikenatonta 2/10/08 01:40  

Hmmm... também adoro massa!!! Devia estar mesmo boa! :)

Anónimo 2/10/08 09:26  

Esta receita tem óptimo aspecto, vou marcá-la para experimentar mais tarde! ;-)

Qual pormenor dos filetes de atum, Sr. Buzas?

fantasma 2/10/08 09:41  

Eu não disse em cima, mas eu usei o atum "normal", era o que tinha em casa.

Anónimo 2/10/08 09:44  

Será o pormenor o facto de ser atum em azeite? Por acaso não uso de outro em casa, atum Bom Petisco em azeite, mais caro mas muito mais saboroso. Já usava, mas desde que descobri que é "amigo dos golfinhos" nem olho para outra marca. :-)

fantasma 2/10/08 09:47  

Mas em azeite tb há sem ser em filetes... eu para mim uso o natural pq em dietas não se deve abusar do atum e esse é o que tem menos gordura. O P. normalmente vai experimentando uns com piri-piri ;)
Bom Petisco, claro!!

Anónimo 2/10/08 09:51  

Pois, sinceramente não sei qual a diferença, o que eu compro é atum em posta, nunca comi doutro.

fantasma 2/10/08 09:53  

É o Sr.Buzas que é fino, mais os seus filetes :oP

Alex 2/10/08 12:21  

Filete de atum não tem nada a ver com o atum "normal" das latas. São pedaços de atum mesmo, normalmente dois sobre o comprido dentro de um frasco de vidro. O atum das latas "normais", mesmo que digam ser "em posta" acaba por ser basicamente pedacinhos de atum todos juntos.
Claro que numa marca boa, como o Tenório isto nota-se menos, mas filetes é sempre diferente. E mais caro, claro! :op

Anónimo 2/10/08 12:26  

Nunca reparei nisso! :-s
O Bom Petisco é como o Tenório, o atum vem inteirinho, tenho de ir investigar isso do atum em filetes.

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP