segunda-feira, maio 12, 2008

lanche

Mais uma vez tinha ovos a passar a validade lá em casa, em quantidade, e onde normalmente se usam mais ovos é nos bolos e doces, pelo que aproveitei a desculpa para fazer um bolo de requeijão de que me andava a lembrar ultimamente, que a minha avó (mãe do meu pai) costumava fazer e que ficava sempre de comer e chorar por mais. Infelizmente não encontrei a receita desse bolo pelo que arrisquei ir à net à procura duma que me parecesse saborosa. Dado a minha avó ser de Évora e a receita que encontrei se chamar Bolo de Requeijão de Évora, pareceu-me que as perspectivas eram boas e ontem lá deitei mãos à obra.
Não sei dizer se ficou tão bom como o dela, mas está bem bom! Cá fica a receita:

Bolo de Requeijão de Évora

* 6 ovos
* 500g de açúcar (achei um exagero de açúcar pelo que pus só 400g e está doce o suficiente)
* 250g de farinha
* 150g de margarina
* 500g de requeijão
* 1 colher chá fermento
* 1 colher chá canela em pó
* Raspa limão

Batem-se as gemas com a margarina meio derretida, acrescenta-se o açúcar e continua-se a bater. Esmaga-se o requeijão com um garfo e junta-se ao preparado anterior, mistura-se a farinha com a colher de fermento e continua-se a bater, junta-se a canela, a raspa do limão e por fim as claras em castelo envolvendo-as muito bem.
Vai ao forno cerca de 50m a 200ºC em forma untada e polvilhada de farinha.


Serve-se ainda morninho acompanhado de uma chávena de chá Lipton Morocco (a última descoberta em chás: verde, hortelã, canela… :o)) e suspira-se de satisfação ;)

4 comments:

Alex 12/5/08 12:11  

Tem bom aspecto, tem.
Tenho que fazer chegar a receita á doceira lá de casa ;)

Lipton Morocco é já uma presença assídua nas nossas noites. Mto bom :)

Mariana 12/5/08 12:29  

Eu e o requeijão não somos grandes amigos. Mas esse chá... Esse chá é qualquer coisa! Adoro! E o bolo está lindo! *

Leonor 12/5/08 17:22  

Que bom aspecto!

Anónimo 12/5/08 20:02  

Ai, ai, ai... Que bom aspecto! Já estou aqui a salivar... Eu adoro requeijão e é coisa que por aqui não encontro.*snif*

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP