sexta-feira, abril 18, 2008

bolo de limão falhado

Aqui há uns tempos tinha visto uma receita de bolo de limão no Paparocas, e como tinha lá em casa vários limões vindos da “terra” e que deviam ser usados, tomei logo nota para experimentar este bolito. Apesar de não ser grande fã de limão em salgados (detesto comida temperada com limão!), gosto de limonada docinha, chá de limão e doces de limão. Pronto, desde que seja doce… ;)

Mas as coisas não me correram muito bem e não percebi porquê. A única hipótese que vejo é ter começado por pôr a temperatura do forno demasiado baixa, e depois o bolo não cozeu apesar de ter estado no forno muito mais que os 40 minutos que a receita indicava. Não cozeu (está praticamente cru no meio, mesmo!), não cresceu, e é preciso gostar muito do amargo do limão para comê-lo, enquanto que a massa crua estava bastante apetitosa - o leite de coco corta o ácido do limão – a cozida ficou quase de deitar lágrimas… O P. lá vai comendo aquilo, eu não consigo.
E cheirava tão bem no forno, e lá fizemos o lanchinho com um belo chá a acompanhar, mas foi uma desilusão.

A Sofia continua a dizer maravilhas e até já voltou a experimentar, por isso deixo a receita se quiserem fazer vocês a experiência, é um bolo que a variar do normal leva também a casca do limão, muito suave nunca será :o)

Bolo de Limão com Casca

Ingredientes:
* 2 limões cortados aos pedaços
* 4 ovos
* 2 canecas de açúcar (eu usei açucar amarelo que tinha a passar a validade ;))
* 2 canecas de farinha com fermento
* 200ml de leite de côco

Deitam-se os limões e os ovos no liquidificador e bate-se obter uma papa.
Numa taça, mistura-se a papa com o açúcar, depois junta-se a farinha e mexe-se bem até ficar um creme homogéneo, por último junta-se o leite de côco e mistura-se bem. Vai ao forno numa forma untada e polvilhada com farinha, durante cerca de 40minutos (em lume brando).

16 comments:

Anónimo 18/4/08 13:47  

O leite de côco não me convence, há outras receitas de bolo de limão melhores. O teres usado açúcar amarelo também não de ter ajudado ao ácido porque é menos doce que o açúcar normal.

Patrícia 18/4/08 14:27  

ADORO comida temperada com limão!!! Ponho limão em tudo, nos bifes no arroz, na massa e até nas batatas fritas... adoro!
E esse bolo não me soa nada mal... em calhando vou experimentar;))

Beijocas

fantasma 18/4/08 15:07  

Eu gosto de leite de côco, e é como disse, a massa em crua estava boa.

Patrícia, não podemos comer juntas, então ;) Que horror, minhas ricas batatas fritas! Detesto mesmo coisas temperadas com limão (e vinho, já agora ;o)) Mas deves gostar do bolo, sim :)

Anónimo 18/4/08 15:14  

Eu cada vez mais me pergunto, afinal o que é que tu comes? :-P

fantasma 18/4/08 15:15  

Também comes batatas fritas com limão, é?????
E como tudo o que a Pat disse, mas sem limão ;)

Anónimo 18/4/08 15:18  

Não gostas de limão, vinho, tomate e sei lá mais o quê... :-P
Eu como batatas fritas de qualquer forma, com maionese, molho agridoce, limão, ketchup, mostarda, molho de soja...

fantasma 18/4/08 15:20  

Não gosto de limão a temperar a comida, assim como vinho. Se não gostasse de limão não tinhe feito bolo de limão! E gosto de vinho, tinto. Bebê-lo! ;)
E batatas fritas são boas é sem nada, a saberem a batatinha :)

Alex 18/4/08 16:37  

Eu gosto dos bolos assim, encruados, e pela foto este está mesmo no ponto. Limão, como sabes, para mim é fruta de comer á dentada, por isso acho que vou experimentar este no fds!

Depois te conto :)

Anónimo 18/4/08 17:59  

foi o açúcar amatrelo!! e os limões talvez fossem muito ácidos. o meu ficou docinho! não abre muito, fica assim com textura tipo queijo, mas não fica cru.

paciência :(

ah, e as batatas fritas... gosto delas com sal, só =) marcham com maionese, com molho de bagatas do mac, com jetchup, com tudo, mas... só com sal são melhores, eheh

Anónimo 18/4/08 18:01  

Bolo com textura de queijo? Só tenho uma coisa a dizer... Blergh!

fantasma 18/4/08 18:02  

Mas olha que cru estava bom! Mas talvez fosse do açucar, como é mais grosso, ter levado menos??

Concordo nas batatas (ketchup não ;))!

Cenoura 18/4/08 18:03  

Para ser feito na liquidificadora o bolo devia era ser para beber e não para comer!!!!
E, oh gata, essa debolo com textura de queijo ainda é pior que bolo de alface!!!!! lol
Ah, e estão todas enganadas que batatas frias são boas, boas é com gelado de baunilha!
:P

fantasma 18/4/08 18:12  

Na liquidificadora era só fazer a papa, o resto não :)
Lá vens tu inventar com essas misturas :op

Flor 20/4/08 12:43  

O bolo parece ter muito bom aspecto. Quanto ao amargo, se calhar tirava a casca do limão :p
Mas acho que vou experimentar :)

Patrícia 21/4/08 13:16  

Já experimentei, é bom, mas fica realmente com uma textura meia encruada no meio... não é daqueles que fica fofinho.... e usei açucar branco, por isso não é do açucar.

Bolos que não levam claras em castelo são sempre de desconfiar;)

fantasma 21/4/08 13:28  

Eu também pensei isso das claras em castelo ;)

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP