segunda-feira, abril 21, 2008

!!

Eu não sou nenhuma maluquinha da reciclagem, mas acho que certas atitudes não nos dão trabalho nenhum. Lá em casa temos um caixote com divisória, para um dos espaços vai o lixo “normal” e para o outro o papel e plásticos, e os vidros ficam guardados no armário que esconde a caldeira até não haver outro remédio senão ir deitá-los ao vidrão :oP

Voltando ao “não sou maluquinha”, aqui no escritório há uns eco pontos simples, são 4 caixinhas que têm umas etiquetas coladas a dizer papel, embalagens, orgânicos e vidro. Ou seja, já está a papinha toda feita, é só abrir a tampa A em vez da B conforme o lixo que for. Ora pensam vocês que se alguém se dá ao trabalho de ir deitar lá o lixo, em vez de usarem e abusarem dos caixotes individuais – que cada pessoa tem, é para o colocarem nos sítios correctos, certo? Errado. Está sempre tudo completamente à balda. Ando a tomar umas ampolas desde a semana passada, e sempre que deito os restos de vidro no recipiente certo, está cheio de copos de plástico. Irrita-me tremendamente, porque se a pessoa levantou o traseiro da cadeira para ir deitar algo fora ali, porque é que não o fez no caixote indicado?!

Pode ser o meu mau feitio, ou então há malta que só à estalada!!!

7 comments:

Alex 21/4/08 17:57  

Sim, há gente que ou é do contra ou é mto tapadinha... que não separe ainda consigo "justificar" agora que separe mal, que se dê ao trabalho de se levantar e depois troque tudo, não se entende, realmente.

Mas deixa-me que te diga que apesar da tuas boas intenções, ampolas não parecem fazer parte da lista de vidro a colocar no vidrão. Os motivos para estas exclusões, são maioritáriamente os que me levam a não acreditar na reciclagem tal como ela está montada em Portugal: só "deves" colocar nos ecopontos o que alguém paga á Sociedade Ponto Verde para reciclar, básicamente embalagens e não todas. um vidro de uma janela "normal" está excluído por exemplo.
Ou seja, o objectivo não é salvar o planeta, ou pelo menos retirar certos resíduos dos aterros comuns, mas manter um certo equilibrio financeiro... Boa vontade, só para o cidadão "final" :(

Flor 21/4/08 19:15  

Compreendo-te perfeitamente. A minha vizinha, que até me arranjou o caixote para o lixo reciclável, estavam a oferecer na câmara de Sintra, diz que não quer saber disso. Mistura tudo. Diz que paga os impostos para isso :(

fantasma 22/4/08 09:53  

Eu sabia que alguns vidros não "contavam", este caso específico nem tinha pensado. Eu sei que o objectivo de quem faz isto é financeiro, não salvar o planeta, mas sempre ajudamos um bocadinho pelo menos, não??

Flor, há muitas pessoas que pensam assim, infelizmente... Temos nós de fazer também por eles!

Cenoura 22/4/08 10:15  

Percebo-te perfeitamente. Na sala de professores da "minha" escola acontece exactamente a mesma coisa.
O Ecoponto é grande não deixa margem para dúvidas e a tampa é comum a todos por isso o trabalho é o mesmo... basta 'acertar' no balde certo: http://www.continente.pt/ProductDetailMain.aspx?productId=3733562&CategoryPath=4|408|Arrumao1&CategoryName=4&SubCategoryName=40804&PageIndex=1
Ainda assim há gente que enfim... Devem ser como as vizinhas... a funcionária que faça a separação

fantasma 22/4/08 10:22  

Aí então, que a tampa é a mesma... :oS

Alex 22/4/08 10:37  

Claro que ajudamos, Fantasma.
Tudo o que pudermos fazer para ajudar, claro que deve ser feito.
A minha "questão" tem a ver com o sistema que está montado e não com o principio em si. Resultados como os que estamos agora a obter na reciclagem do vidro por exemplo, já se alcançavam há mais de 40 anos quando existia um sistema muito mais eficiente e que era o teres que pagar um depósito por cada garrafa que trazias para casa. 90% voltavam direitinhas á origem, sem ser preciso fazer "campanhas". E as que não voltavam era porque estavam a ter outra utilização qualquer. Lembro-me perfeitamente de quando até os boiões dos iogurtes eram devolvidos á mercearia.
Não dava era grande dinheiro a ganhar, ah isso não ...
Este sistema actual em que as empresas, desde que paguem á Ponto Verde lavam a consciência, em que esta mesma Sociedade Ponto Verde age pura e exclusivamente por motivos económicos, em que as camaras municipais fazem negócio com os resíduos recicláveis, em que as empresas que recolhem os residuos dos escritórios nascem como cogumelos, e que termina na "boa vontade" dos cidadãos , sinceramente não me convence.
Mas isto é uma antiga guerra minha , não ligues :)

LeonorBarros 22/4/08 19:09  

Entendo-te muito bem, lá na escola acontece de vez em quando. Já dei por mim a ter vontade de ir ao lixo para o (re)separar... o que também não é muito normal ;-)

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP