segunda-feira, janeiro 21, 2008

unread authors challenge - parte 5

O 5º e penúltimo livro do desafio dos Unread Authors foi o The Time Traveler's Wife, da Audrey Niffenegger. Com tanta coisa a decorrer na minha vida ultimamente, o tempo e disposição para leituras tem sido muito pouco, e foi isso que justificou o ter demorado mais de 2 semanas a acabar este livro, e não as suas 518 páginas. Até porque é de leitura quase compulsiva, o que levou a que, quando a história me agarrou, as horas de sono tenham diminuido drásticamente porque TINHA de ler sempre mais um bocadinho.

Este livro foi mais um daqueles de que ouvi falar tanto que não resisti a comprá-lo, mas depois lá foi ficando perdido no monte de livros, até agora. Acabou por ser o 2º livro deste novo ano e, tenho já a certeza, um dos melhores (senão o melhor!)
Andei bastante baralhada no início, com tanta viagem no tempo para lá e para cá - mas ele controla ou não aquilo? Como consegue ir ter tantas vezes com a Clare se não? Ajudou bastante a desgastar os meus já fraquitos neurónios, porque já ando cansada e queria perceber e saber tudo antes do tempo, e nunca estou satisfeita em aceitar as coisas preto no branco ;) À medida que vamos avançando na história tudo se torna natural e ficamos tão habituados ao constante passado/presente/futuro, que deixamos de pensar no porquê, no onde, no como.

Estava curiosa em que história estaria contida nas mais de 500 páginas, parecia-me que a "simples" história de viajar no tempo nunca daria para esticar com interesse durante tanto tempo. Mas fiquei tão envolvida nas vidas da Clare e do Henry que o final parece apenas mais uma viagem do Harry, que afinal algures há mais páginas para ler e que eles lá estarão à nossa espera, seja em que ano ou local. Gostei muitos das personagens, e chamem-me romântica à vontade, mas fico de lágrima no canto do olho e de coração apertado quando penso no quanto a Clare amava o Harry, e o que será passar toda uma vida à espera, que alguém chegue, que alguém não vá, que alguém esteja AQUI.


"This extraordinary, magical novel is the story of Clare and Henry who have known each other since Clare was six and Henry was thirty-six, and were married when Clare was twenty-two and Henry thirty. Impossible but true, because Henry is one of the first people diagnosed with Chrono-Displacement Disorder: periodically his genetic clock resets and he finds himself pulled suddenly into his past or future. His disappearances are spontaneous and his experiences are alternately harrowing and amusing. The Time Traveler's Wife depicts the effects of time travel on Henry and Clare's passionate love for each other with grace and humour. Their struggle to lead normal lives in the face of a force they can neither prevent nor control is intensely moving and entirely unforgettable."

3 comments:

Mariana 22/1/08 00:07  

Foi dos raros livros, nos últimos anos, que me fez chorar. Não compulsivamente, mas uma lágrima, duas talvez, no fim. É uma bela história. Fiquei com vontade de o ir reler, agora :)

Anónimo 22/1/08 00:57  

Com uma crítica destas, de certeza que pego nele rapidamente! :-)

Seccionista 22/1/08 22:49  

Fui buscar este hoje à caixa do correio! Estou a ver que promete!!

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP