quarta-feira, novembro 07, 2007

(mais) um dia de (não) fazer dieta...

Eu bem digo a mim própria todos os dias que tenho MESMO de começar a fazer dieta, e daquelas a sério, antes que não caiba na roupa toda que tenho em casa, ou passe os dias sem respirar enfiada em roupa muito apertada. Mas ou são os meus anos, ou são fins de semana prolongados, ou são dias de festa... (ou sou mesmo eu que não resisto às guloseimas...)
Desta vez a "desculpa" foram uns pacotes de molho béchamel que já lá estavam há bastante tempo e ligeiramente ;*) fora de prazo. Tinham mesmo de se usar. E como lá tinha também umas folhas de massa para fazer lasanha (embora eu prefira cannellonis), juntou-se o útil ao agradável.

Foi tudo a olho, sem qualquer receita especial.

Refogámos a carne - temperada com sal, alho e oregãos - em cebola, azeite, folha de louro e polpa de tomate. Acrescentámos um bocadinho de pimenta e noz moscada. A carne não era grande coisa, foi comprada num hipermercado já embalada para este efeito, porque não tinhamos em casa, e esta nunca é nada de especial, e fica em bocados bastante grandes, coisa que nunca vemos nas lasanhas de "rua". Mas pronto, lá a cozinhámos, e acrescentámos logo um dos pacotes de béchamel.

Quando ficou pronta, foi só preparar a massa, que passámos por água e fomos pondo no tabuleiro de ir ao forno, intercalando as camadas de massa com a carne picada e queijo mozzarella ralado. Depois das últimas folhas de massa colocadas, despejámos por cima outro pacote de molho béchamel e o resto do queijo, que para mim é ingrediente essencial neste tipo de comidas, e quanto mais melhor. Ainda salpicámos com oregãos.

Foi ao forno pré-aquecido durante cerca de 30/35 minutos.

A massa ficou um bocadinho dura (mais a cortar que a trincar), mas não temos a certeza se foi por cozer pouco na água ou se por estar tempo a mais no forno, mas de resto a lasanha estava bem agradável, e com bom aspecto, não??? ;o)

10 comments:

Anónimo 7/11/07 13:11  

ai que apetite que isto me deu agora!!

Anónimo 7/11/07 13:29  

Tem bom aspecto, tem! Para mim tem um bom bocado de bechamel a mais e tomate a menos, mas acho que nisso discordarás ;)

Truque para a massa: compra daquelas em que na caixa diz não ser preciso pré-cozer. Depois cobre o pirex com papel de alumínio e deixa cozer bem no forno (espeta um garfo para sentir a dureza da massa). Quando a massa estiver pronta, tira a prata e deixa gratinar :)

fantasma 7/11/07 14:55  

Discordo, claro ;) Já nos restaurantes italianos como quase sempre o que não leva tomate nenhum.

Quanto à massa, o problema foi mesmo a caixa não dizer absolutamente nada sobre como cozer a massa, o que dá um jeitaço! Not!

Alex 7/11/07 15:22  

Por acaso as que faço tb costumam ter esse "defeito" de a massa ficar rija, e já experimentei até passar por agua ferver as que na caixa dizem que não precisam ...
Agora mau mau é ter sobrado e não teres trazido para partilhar ao almoço! Isso sim, acho mal ;)

Anónimo 7/11/07 16:26  

Molho béchamel em pacote? Sigh! Olha que dá muito trabalho fazer o molho! :-P
Mas tirando isso a lasanha tem muito bom aspecto, embora concorde com a Witchie no que diz respeito a precisar de um nadinha de tomate.

Mariana 7/11/07 16:29  

As folhas de lasanha que precisam de ser cozinhadas à parte são uma valente seca! Da única vez que fiz assim colaram-se todas umas às outras e foi um lindo sarilho para fazer alguma coisa com aquilo. Agora só das que não requerem pré-cozimento, papel de prata e pronto, lasanhinha boa :)

fantasma 7/11/07 16:31  

Dá mais trabalho do que abrir o pacote ;oP
Essa parte foi o P que tratou, e como ele sabe que eu não gosto, põe o mínimo possível. Eu comia perfeitamente aquilo com mais, principalmente sendo polpa que é menos amarga que o tomate em si. Mas não lhe sinto a falta! ;)

fantasma 7/11/07 16:32  

Ah, e as minhas folhas não colaram porque foram molhadas praticamente uma a uma, senão claro que colam :o)

Mariana 7/11/07 19:26  

Txi, que trabalheira! Uma a uma? :S Depois diz que não tens paciência para a cozinha! Tens pois, bem mais do que eu! :)

Anónimo 13/11/07 14:40  

olá.
costumo "acompanhar-te", mas nunca comentei, mas agora que se trata de lasanha... NÃO RESISTI!!!!
eu costumo colocar o molho béchamel só na última camada, salpicada com óregãos e queijo ralado. junto mais tomate ao refogado, vinho branco, cenoura ralada e cogumelos laminados!
entre camadas gosto de colocar queijo fatiado...
nada calórico, portanto!
quem já provou: amou!!!!
um beijinho e continuação de bons petiscos!
marta
chocomartinha@gmail.com

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP