nham
Este sábado armei-me em cozinheira e boa dona de casa e fiz um bolito (como se isso bastasse :op). Tinhamos para lá umas nozes "caseiras" (eram duma nogueira do avô do P.) já há bastante tempo e antes que se estragassem resolvi aproveitá-las. Andei pela net à procura duma receita que me parecesse interessante e achei-a no Café com Sobremesas. Cá está ela:
. 125 g de manteiga
. 200 g de açúcar (eu usei açucar amarelo)
. 6 ovos
. 1 dl de leite
. 200 g de miolo de noz
. 1 colher (chá) de fermento em pó
. 1 pacote de natas
. Sumo e raspa de 1 laranja
. 220g de farinha
Amasse a manteiga com 150 g de açúcar até ficar em creme. Junte-lhe as gemas e bata muito bem. Por fim, adicione o leite, as natas, as nozes moídas e o fermento e mexa. Bata as claras em castelo e deite-lhes os restantes 50 g de açúcar, sem parar de bater. Adicione à massa as claras em castelo, o sumo e raspa de laranja e a farinha mexendo delicadamente sem bater. Unte com manteiga uma forma e polvilhe com farinha. Verta na forma o preparado anterior e leve a cozer em forno aquecido a 160ºC, durante 50 minutos. Retire do forno e polvilhe com açúcar em pó.
O bolo ficou bom mas a mim pareceu-me que estava melhor enquanto massa crua ;) E, pode depender do forno, mas acho que os 50 minutos são insuficientes. Não muito mais, também, 1 hora talvez. São servid@s? :o)
5 comments:
Óptimo aspecto! :)
Eu gosto muito de nozes, mas não sei porquê, em bolos não as gramo muito. Mas este tem um excelente aspecto, pode ser que ainda experimente!
nham nham
Podias perfeitamente ter trazido para o lanche ! :)
Por acaso podia porque ainda lá está + de metade ;)
Também acho que devia ter menos nozes... ficar mais "light" :o)
Enviar um comentário