quarta-feira, outubro 11, 2006

o bom português


Este passado fim de semana ouvi duas pérolas do bom falar português, uma na rádio e outra na tv, que mais uma vez me deixaram a pensar como querem "eles" que os míudos de hoje em dia falem um português correcto, quando diáriamente somos bombardeados com exemplos de asneiras das mais básicas, vindas dos meios que mais cuidados deviam ter com isso.
Já ouvi e li coisas muito piores, e eu própria dou as minhas calinadas e tenho absoluta consciência que não sou perfeita, embora me esforce e me faça sempre confusão ver erros de português. Mas eu não sou exemplo para ninguém, não tenho de ser 100% correcta. A tv e a rádio DEVIAM ser.

Na rádio alguém comentou, a propósito do jogo de ontem entre Portugal e a Rússia nos Sub-21 (e vivam os nossos "pequeninos"! ^_^), que os portugueses tinham de ganhar por 3-0 E não sofrer golos. Não bastava, coitados, terem de ganhar por 3 a ZERO. Ainda por cima tb não podiam sofrer golos. Num dos nossos telejornais, o jornalista, ao relembrar o assassinato dos portugueses no Brasil em 2001 pelo outro "tuga" - Militão - referiu que os ditos portugueses tinham sido "mortos e enterrados vivos". Mas, se estavam mortos, como os enterraram vivos? Sim, são pequenas coisas, mas não é o pequeno que se torna grande? ou sou eu com o meu feitiozinho embirrante... :)

Por outro lado, tendo em conta que os míudos de que falo lá em cima são a Geração Morangos e vibram com a Floribella, se calhar as preocupações que se deviam ter com eles não são acerca do português que ouvem, mas sim com os programas que vêem e são um vírus (dos maus e contagiante) nas nossas televisões...

5 comments:

Flor 11/10/06 19:16  

Ahem! Os ditos portugueses entre serem mortos e enterrados foram ressuscitados :-P Não percebes nada disto :-)

Convenção Bookcrossing 11/10/06 21:24  

Tá-se mesmo a ver que foi isso.
E a do golo também tem explicação: foi anulado! Ou então o FCP comprou o árbritro e toda a gente fingiu que não viu!

(olha pra mim a fingir que até sei de futebol, hem!!)

Anónimo 12/10/06 17:10  

LOL sim exemplos desses é o prato do dia!

Eu n posso comentar mto visto que quando falo às xs tb deixo sair umas boas "calinadas" ;oP

Lá está, falar sem pensar...acontece!

Sandra Dias 12/10/06 22:13  

Eheheh... Pelo menos dá para rir:-) Ainda no outro dia, numa animada conversa sobre os últimos filmes que tinhamos visto, uma "miúda" do alto da sabedoria dos seus 16 aninhos, saiu-se com esta: "Epá.. mas o filme era mesmo bom, mesmo fixe... só tive pena que não o pude ver até ao fim." -E esta hem????

Ana 12/10/06 23:21  

Essa dos mortos e enterrados vivos vai ficar pa história. Mas sim ninguém é perfeito, mas os meios de comunicação não deviam dar tantos pontapés no nosso português. ***

  © Blogger template 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP